domingo, 11 de dezembro de 2011

ARTE: Ferramenta de densenvolvimento de mentes críticas!

Este texto é uma análise do documentário "LIXO EXTRAORDINÁRIO" de Vik Muniz, elaborado na disciplina de Ensino de Artes do curso de Pedagogia-UERN/Mossoró, ministrado pelo professor Márcio Costa.
_____________________________________________________________________________
     

Ao assistir o documentário percebi nele aspectos que estão bem presentes na minha realidade. Uma é que a cegueira que afeta os "excluídos" não os permitem enxergar a arte como a solução para o desenvolvimento de mentes críticas.
Talvez isso seja uma estratégia dos "poderosos", nos penalizar com a pobreza ao ponto de ficarmos cegos. Pobreza que corrompe nossa inteligência nos privando da liberdade de pensar, viver e agir com a Arte. Pobreza que nos faz sentir-se como o lixo, aparentemente, sem utilidade nenhuma. Apodrecendo o corpo e o espírito.
Outra é, que estamos tão cegos que ao menos percebemos que pelo tocar coisas podem ser transformadas. Achamos que a Arte é exclusividade para poucos. Mas a Arte se encontra na pobreza, na escassez, em becos sem saída, no projeto que não deu certo e até mesmo no lixo. A Arte está no viver e no sobreviver. Somos melodias compostas pelos sons da Arte viva, que corre na veia do excluido fazendo-o percebe-se como instrumento da arte.
Por isso escrevo aqui minha revolta. 
Na minha infância brinquei de fazer Arte. E quando cheguei na escola fui barrada no portão. Por que as escolas não se deixam ser instrumentos da Arte, sao meros campos de reprodução de um sistema bruto. E Arte não é reprodução. E sim inovaçao!
Mas em certa parte eu sou grata a escola, pois, ela me fez pensar o contrário. Como sentir o prazer da alegria se não vivenciamos a amargura da tristeza?
Doeu e deixou suas sequelas, mas eu SOBREVIVI.

Um comentário:

  1. Minha amiga adorei seu texto e você tem razão, muitas vezes a sociedade nos priva de enxergar muitas coisas,mas a universidade nos ensinou que podemos ser cidadãos críticos e reflexivos podemos ser e falar o que queremos, basta querer.
    parabéns pelo blog !

    ResponderExcluir